fbpx

Logo Guberman Soluções

(27) 3211-2662

Gestão de custos no gerenciamento de frota: ideias para otimizar o caixa e evitar prejuízos

A gestão de custos no gerenciamento de frotas é uma atividade desafiadora. Veja como simplificar e manter tudo sob controle! 

 

Os veículos integram o ativo imobilizado da empresa. E assim como as receitas e as despesas geradas pela atividade principal, os custos com os veículos devem ser controlados e contabilizados. Falando nisso, você sabe o quanto já desembolsou com reparos da sua frota?   

Negligenciar esse controle é um grave erro e impacta negativamente na integridade financeira da empresa. Independente do número de veículos ou finalidade do transporte, a gestão desse ativo é indispensável. O gestor deve ter o controle sobre o valor de sua frota e todos os custos dela decorrentes.   

Os avanços tecnológicos originaram métodos mais ágeis e confiáveis para realizar o gerenciamento da frota. Nesse e-book você encontrará informações importantíssimas para otimizar os recursos de sua frota e fazer uma gestão impecável, conhecendo estratégias para reduzir as despesas, preservar a vida útil e aumentar a eficiência dos veículos. Continue conosco!  

O QUE É GESTÃO DE FROTA? 

A gestão de frota relaciona-se a tudo que engloba o gerenciamento de veículos da empresa e vai muito além de apenas manter os veículos em funcionamento. O controle de quilometragem, combustível, manutenções e até a capacitação de condutores estão inclusos na complexidade da gestão de frota.

É importante saber que o porte da empresa não determina a necessidade de realizar ou não a gestão de frota, pois trata-se de uma atividade imprescindível para o cumprimento do planejamento financeiro da empresa.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUSTOS DE UMA FROTA? 

Quando se fala em gestão de frotas, podemos citar uma série de custos que estão envolvidos ao longo da operação de transporte. Entretanto, podemos concentrar a nossa atenção ao que chamamos de “tripé de custos”. O qual é composto pelos gastos decorrentes de abastecimentos, pneus e manutenções,  e impactam diretamente nos indicadores de consumo, concentrando cerca de 85% das despesas de uma frota. 

A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR A GESTÃO DE CUSTOS DA FROTA

A busca pela eficiência operacional é um objetivo comum em diversos segmentos, dessa forma, é preciso extrair o melhor aproveitamento dos recursos. Mas como? 

A gestão de custos responde! 

É esse controle que irá direcionar as ações para maximizar a eficiência dos transportes, de forma a reduzir os custos sem impactar na qualidade da atividade. 

 Um controle de custos eficiente proporciona vários benefícios à empresa. Dentre outros, uma boa gestão permite:  

  • Avaliar a performance dos motoristas.
  • Mensurar o desempenho de cada veículo.
  • Controlar as manutenções.
  • Registrar todas as despesas da frota.
  • Identificar ociosidades.

Dessa forma, a gestão de custos é muito importante para que a empresa consiga obter dados precisos e atualizados sobre os veículos e condutores à disposição. Tais informações possibilitam identificar as falhas e os pontos de melhorias em cada processo. E assim, orientam o gestor para uma tomada de decisão mais assertiva. 

POR QUE MINHA EMPRESA PRECISA CONTROLAR OS CUSTOS DA FROTA?

Se a sua empresa possui veículos, sejam próprios ou alugados, sejam para transporte de colaboradores, de carga, passageiros ou para a realização de outros serviços, você precisa controlar os custos das atividades exercidas. 

Engane-se quem acredita que a gestão de custos da frota é indiferente para o bom funcionamento do negócio. Afinal, os veículos precisam de motoristas, documentos, abastecimento, manutenção, e tudo isso envolve um custo, ou seja, exige um certo dispêndio financeiro, o qual impacta significativamente na lucratividade da empresa. 

Se você, gestor, não está atento a esse detalhe, é hora de repensar as estratégias e reparar essa gafe. Pode ser que a sua rentabilidade esteja sendo diluída pelos altos custos com a frota, custos que devido à falta de controle, nem se deu conta que existem. 

A gestão de frota eficiente fornece condições para trabalhar na otimização dos recursos, propondo mudanças e automatizações para os itens que precisam de controle. 

BENEFÍCIOS DE IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE GESTÃO PARA SUA FROTA

  • Visão ampla sobre os custos de cada veículo: ao utilizar a tecnologia para realizar a gestão de frota, você obtém uma visão 360 de tudo o que acontece com os veículos, munindo-se de informações extremamente importantes para aprimorar a performance e a eficiência da frota, por exemplo: controle de abastecimento, pneus, manutenção, documentação.

 

  • Aumento da produtividade: o sistema de gestão é capaz de detectar o consumo excessivo de combustível ou o desgaste prematuro de pneus e acessórios, ciente da incoerência, o gestor pode investigar, identificar e corrigir as causas, proporcionando mais produtividade à frota. 

 

  • Redução de custos operacionais: os usuários tendem a ser mais cuidadosos com os veículos quando sabem que a atividade está sendo controlada. Assim, respeitam as regras de trânsito, não exageram na velocidade e prezam pela boa conservação da frota. A consequência, é a redução de custos com multas, reparos e manutenções. 

 

  • Prevenção de acidentes: o registro das atividades de cada motorista com determinado veículo permite identificar os possíveis motivos que originam as despesas com reparos, por exemplo, a condução perigosa. Nesse caso, a empresa pode oferecer capacitação aos motoristas e assim minimizar o risco de acidentes.   

 

São informações fundamentais para saber exatamente onde estão os gargalos e implementar ações estratégicas para reduzir os custos da frota e torná-la muito mais eficiente. 

Não perca a oportunidade de conhecer o mais completo software para Gestão de Frota.  

Com a GUBERMAN você vai experimentar recursos diferenciados e conseguir controlar os veículos de maneira rápida, descomplicada e completamente eficaz!

Nosso ERP é consolidado, estável, e incorpora a experiência de frotistas dos mais diversos segmentos.  Esse sistema controla tudo o que é relevante em uma frota, desde o cadastro de veículos e equipamentos, condutores, fornecedores, garantias, com muitas fotos e documentos associados, até a gestão de pneus, combustíveis, lubrificantes, manutenção, almoxarifado, viagens, custos operacionais, multas, sinistros e muito mais! 

 Otimize agora a Gestão de Frota da sua empresa!

 E aí, está esperando o quê? Clique no botão abaixo, preencha o formulário e receba uma demonstração totalmente gratuita da nossa solução!

[QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

_____

Logo Guberman Soluções

20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções

Somos a Guberman Soluções, uma software house com atuação nacional que entrega produtos e tecnologias avançadas para o setor de transportes.