fbpx

Logo Guberman Soluções

(27) 3211-2662

PRODUTIVIDADE E PRECISÃO NA GESTÃO DE PNEUS: MÉTODOS EFICAZES PARA AUMENTO DE DESEMPENHO

As tecnologias contribuem para o desempenho das frotas, aumentando a eficiência e melhorando a gestão de pneus. Continue conosco e veja o quanto!

 

Os pneus são um elemento fundamental para o funcionamento de um veículo. Portanto, mantê-lo bem é essencial para garantir uma condução segura, sendo a falta de controle de pneus caro e perigoso. E no caso de uma frota, multiplique esse gasto pela quantidade de veículos e você perceberá a relevância de fazer a gestão de pneus.

Sendo assim, ao usar um software de gerenciamento de frotas, você pode administrar e simplificar melhor a gestão de pneus. Hoje, a tecnologia pode ajudar a melhorar rapidamente as operações da sua frota. 

Neste artigo, você encontrará algumas dicas importantes para garantir o melhor e mais seguro desempenho dos pneus.

 

Quais os principais desafios na gestão de pneus em uma frota?

Pesquisas apontam que em mais de 70% dos veículos que circulam no Brasil, os itens essenciais, como pneus e freios, estão em condições ruins ou abaixo do ideal. Esses defeitos podem se tornar grandes prejuízos para uma frota. E pode, ainda, ocasionar acidentes.

Logo, para controlar o status dos pneus em tempo real e monitorar seu desempenho, um software de gestão de frotas é recomendado. Isso porque, atualmente, as empresas sofrem com os custos, a ineficácia do tempo investido e os erros produzidos pela gestão manual das atividades essenciais de suas frotas prejudicando a rotina da frota e o seu desempenho. 

Entre os principais desafios na gestão de pneus em uma frota, estão:

Manutenções preventivas e corretivas

Para tirar o máximo proveito dos pneus, é necessário realizar manutenções periódicas. Isso ajudará a evitar que ele fique muito desgastado e proporcionará uma vida útil mais longa.

Um plano de manutenção consiste no conjunto de ações, inspeções e reparos programados com o objetivo de prevenir potenciais incidentes e maximizar a disponibilidade de uma frota de veículos. 

Nesse cenário, infelizmente, muitas frotas realizam esse processo de forma manual, o que demanda mais tempo e até mesmo uma má gestão, impactando na produtividade do desempenho da frota.

Gestão de pneus e perda de produtividade

A perda da produtividade é um dos desafios na gestão de pneus, desde que é feita a ordem de formulários de registros, checklist e relatórios, que, além de atordoar o gestor, demanda mais organização e tempo de toda a equipe, o que consequentemente impacta na produtividade da empresa.

Gestão de pneus e aumento de custos 

É necessário que o especialista controle periodicamente a condição dos pneus e atribua sua rotação e alinhamento de acordo com um diagnóstico preciso. Para tanto, é essencial que o gestor garanta a segurança e os custos planejados da operação.

Para ajudar nessa empreitada, os gestores de frota contam hoje com soluções digitais para o seu trabalho que garantem maior produtividade, segurança e redução de custos.

Quais métodos utilizar para melhorar a gestão de pneus e aumentar o desempenho da frota?

Através da tecnologia disponível, existem softwares que servem para melhorar o controle de pneus e auxiliam a gerenciar esse problema. Por meio de uma plataforma, é possível acompanhar o estado dos pneus de sua frota de veículos. 

A vantagem de ter todas as informações em um só lugar é que quando são necessários reparos ou serviços, os fornecedores podem trabalhar mais rápido e colocá-lo em funcionamento. Assim, sempre que um relatório é necessário, ele pode ser gerado simplesmente pressionando um botão. 

Entre as funcionalidades mais importantes, tecnologias do tipo podem oferecer: 

Inspeção de dados na gestão de pneus

Em suma, a possibilidade de ter um maior volume de dados permite que um gestor de frota tome melhores decisões. Portanto, entre os principais dados fornecidos pelo dashboard da plataforma em relação à automação de pneus estão:  

  • Controle de consumo e desempenho do pneu;
  • Controle de localização;
  • Controle de Pressão (Calibragem);
  • Controle de saída de pneus para conserto e reforma;
  • Controle e emissão de indicadores de desempenho de modelos de pneus, de reformadoras, de reformas por tipo de reforma e por tipo de borracha;
  • Histórico dos pneus.

Checklist em dia

Com a ajuda da tecnologia,  é possível gerenciar um maior número de serviços com mais eficiência, o que resulta em um grande número de benefícios e ajuda as empresas a serem mais eficientes e competitivas.

Os processos de checkist, na gestão de pneus, têm grande relevância para garantir o alto desempenho dos pneus e perdurar a sua boa qualidade. 

Ainda, é a peça principal para evitar manutenções corretivas, as quais são grandes vilãs do fluxo de caixa de uma empresa.

Controle de Pressão (Calibragem)

Para realizar uma melhor gestão da manutenção dos equipamentos, um software com o recurso de calibração realiza a operação de forma integrada e automática, facilitando o trabalho e economizando custos. 

Logo, os sistemas podem monitorar os pneus, garantindo que eles tenham a pressão adequada, além de manter uma rotina de inspeções, rotações e alinhamentos.

Dessa forma, a tecnologia hoje facilita sua programação através do uso de softwares de manutenção preventiva para dizer adeus aos sistemas manuais tradicionais. Essa ferramenta estabelece prazos de revisão e individualiza a manutenção para cada unidade.

É possível, também, emitir registros detalhados do histórico e relatórios precisos de status do veículo, para saber quando é hora de substituir uma unidade por outra mais eficiente. 

Lembre-se que hoje investir em tecnologia é a melhor forma de reduzir custos na gestão de sua frota de veículos!

Conheça a plataforma ideal para a gestão de pneus

Usando dados combinados de pneus e veículos, a plataforma Frota SaaS permite uma manutenção mais inteligente e preditiva. Como resultado, o gestor de frota obtém otimização de desempenho e maior comodidade.

Além disso, não se trata apenas das informações sobre os veículos e seus pneus, o Frota SaaS pode ser o recurso ideal para gerenciar os pneus e controlar o desempenho de forma assertiva.

E então, o que está esperando para automatizar o cronograma de rodízio de pneus da sua frota? Convidamos você a conhecer a plataforma Frota SaaS, com a qual você pode gerenciar todos os serviços de manutenção preventiva pelo seu smartphone, através do Frota Mobile, um aplicativo para as plataformas Android e iOS integrado ao FrotaWeb e FrotaSaaS.

Contate um dos nossos especialistas para receber uma demonstração gratuita e receber uma proposta à medida das necessidades da sua frota. 

[QUERO UMA APRESENTAÇÃO GRATUITA]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

_____

Logo Guberman Soluções

20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções

Somos a Guberman Soluções, uma software house com atuação nacional que entrega produtos e tecnologias avançadas para o setor de transportes.